A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. É o primeiro nível de atenção do sistema de saúde, responsável por um conjunto de ações que abrange a promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico e o tratamento de grande parte dos problemas de saúde, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde dos indivíduos e coletividade.
Sua organização é responsabilidade municipal sendo composta por uma rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que ofertam vacinação, pré-natal, consultas, curativos, exames, e orientações em saúde entre outras ações.
Parte dessas UBS conta com Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que realizam visitas domiciliares, acompanhamento das famílias com crianças e gestantes e/ou beneficiárias do programa Bolsa Família, além de todas as atividades desenvolvidas nas UBS.
A atenção básica também envolve outras iniciativas, como as Equipes de Consultórios na Rua, que atendem pessoas em situação de rua; o Programa Melhor em Casa, de atendimento domiciliar e o Programa Brasil Sorridente, de saúde bucal.